Matando a saudade com algumas curiosidades de Lost

Por Taty Jares

Mesmo após seu fim, Lost ainda causa muita polêmica e continua viva na lembrança de tantos fãs que se uniram ao redor do mundo buscando nos mínimos detalhes, respostas para desvendar os mistérios que essa ilha trazia.

Apesar de ter tido um final que frustrou tantas expectativas, confesso que morro de saudades de embarcar na ilha mais misteriosa e desejada da TV.

E para matar um pouco a saudade, pergunto-lhes:

Você Sabia…

… que o piloto da série é um dos mais caros da história da TV?

Exibido em 22 de setembro de 2004, o piloto custou cerca de U$ 14 milhões.

… que a série possui uma grande quantidade de indicações para prêmios?

Ao longo de sua 6 temporadas, a série acumulou mais de 180 indicações no Emmy, Globo de Ouro e Saturn Awards. Destas faturou quase 1/3 das premiações.

… que o show está presente mesmo após o seu fim na lista das principais séries mais baixadas ilegalmente?

Só em 2009, a série obteve uma média de 6,3 milhões de downloads por episódio. A rede ABC, produtora de “Lost”, nunca interferiu nesse tipo de atividade: para a emissora, esta era uma forma bem eficiente de divulgar o programa.

… que foram consumidos centenas de milhões de dólares na produção ao longo da série?

Em seis temporadas, foram produzidos 121 episódios. Apenas entre 2006 e 2009, sua produção consumiu US$ 228,2 milhões, e empregou 973 pessoas em tempo integral na ilha de Oahu, no Havaí, onde a maior parte da série foi gravada.

… que existe uma conta do números de mistérios apresentados em Lost?

O “Lostpedia”, espécie de Wikipedia inteiramente dedicada à série, lista 127 mistérios apresentados ao longo de seis temporadas. Destes, considera que 60 estão resolvidos, 44 foram parcialmente solucionados e 23 estão até hoje sem explicação.

… que existe uma discrepância entre o números de sobreviventes do acidente e os personagens na série?

No vôo 815 da Oceanic Airlines havia 324 passageiros. Destes, 72 sobreviveram à queda do avião, entre elas o cão Vincent. Destes 72 sobreviventes, 14 foram apresentados como os protagonistas e principais coadjuvantes da série. Apesar disso, 158 personagens com nome passaram pela série em seis temporadas – sem contar os inúmeros figurantes.

… que a empresa aérea Oceanic Airlines costuma ser usada há bastante tempo na ficção em Hollywood?

A empresa aérea fictícia é muito usada nas séries e filmes americanos, tendo aparecido nos filmes Momento Crítico (1996), Por Amor (1999), nas séries Alias – a companhia é citada em um episódio –, Pushing Daisies – uma propaganda da Oceanic é mostrado no piloto –, além de outras referências nos episódio 1.02 de Chuck e 1.09 de Fringe.

… que Jack deveria ter morrido no piloto da série?

A idéia inicial era essa. Contudo os produtores da ABC exigiram que o mocinho permanecesse vivo por mais episódios, o que se mostrou uma decisão acertada (?).

… que o personagem Jack seria interpretado por outro ator?

Originalmente o papel foi oferecido a Michael Keaton, que havia aceitado participar da série já que no roteiro inicial o seu personagem morreria logo no piloto. Com a alteração da história, ele terminou recusando a participação.

… que Sun não existia no roteiro original?

Yunjin Kim, a atriz que faz Sun, fez teste para ser Kate, porém apesar de não conseguir o papel, sua atuação foi bem recebida pelos roteiristas. Por causa disso ganhou um papel especialmente criado para ela.

… que a personagem Kate foi modificada para ser representada por Evangeline Lilly?

Inicialmente, ela seria mais velha e teria características que acabaram gerando outra personagem: Rose. Como os produtores estavam interessados em ter uma atriz com apelo no público masculino, exigiram mudanças. Por causa da Lilly, eles ainda seguraram as gravações até que a canadense conseguisse seu visto de trabalho.

… que o personagem mais disputado entre os atores e o mais alterado foi o de Sawyer?

O Sawyer original viria de Nova York e seria fino, sempre de terno. Mas quando Josh Holloway esbravejou no meio do teste quando esqueceu uma fala, o ator mostrou que seria um perfeito golpista caipira e malandro, já que seu sotaque era sulista. O papel foi disputado por Jorge Garcia (Hurley), Dominic Monaghan (Charlie) e Matthew Fox (Jack). E isso só porque Forest Whitaker não aceitou o papel.

… que um dos atores reprovados no teste teve um papel criado só para ele pelo J.J. Abrams?

Embora tenha até sido reprovado no teste para o papel de Sawyer, Jorge Garcia foi o primeiro ator oficialmente escalado para Lost. Depois de vê-lo no seriado Curb Your Enthusiasm, J.J. Abrams criou Hurley especialmente para ele.

… que um dos atores do elenco principal foi o único que conseguiu o papel sem fazer teste?

Terry O’Quinn, que interpreta John Locke, foi o sortudo. Como já havia trabalhado com J.J. Abrams em 2001, na segunda temporada da série Alias, ele foi o único que sequer precisou passar por um teste.

… que dois cães interpretaram Vicent?

Ele é também o único personagem que se deu ao luxo de ter dois intérpretes: a cadela Madison e o cachorro Pono se revezaram em seu lugar.

… que vários atores da série já estiveram em 24 Horas?

Daniel Dae Kim (Jin), Henry Ian Cusick (Desmond), Sam Anderson (Bernard), John Terry (Christian Shephard) e Alan Dale (Widmore) já apareceram na famosa série da FOX.

… que Josh Holloway já contracenou com a atriz teen Alicia Silverstone?

O encontro bizarro se deu em no clipe Crying da banda Aerosmith em 1994. Nele o ator interpretou um ladrão de bolsas que era pego por Silverstone.

… que dois dos atores do elenco principal começaram a namorar durante a série?

Dominic Monaghan conheceu Evangeline Lilly nas filmagens de Lost, engataram um namoro, uma separação, mas atualmente estão juntos novamente.

… que dois atores ganharam papéis na série devido aos seus trabalhos anteriores?

Sayid foi criado após os produtores verem os trabalhos anteriores de Naveen Andrews e Harold Perrineau foi agraciado com o papel de Michael por causa de seu trabalho em Matrix e na série Oz.

… que Fringe e Lost possuem muita coisa em comum?

Além do fato de que muitas pessoas da produção da série da ABC terem também trabalhado na produção sci-fi da FOX, os nomes de vários personagens são iguais. Em ambas as séries há pessoas chamadas Charlie, John, Jacob, Walter e Ben. Existem também elementos similares entre as séries: amputações, gêmeos maus, gravidez, animais, visões, viagem no tempo, problemas entre pais e filhos, eletromagnetismo e envelhecimento. A ligação mais óbvia é que as duas foram criadas por J.J. Abrams.

… que Michael Emerson deveria ter apenas uma participação irregular na série?

O personagem Benjamin Linus tinha sido criado para aparecer somente em alguns episódios da segunda temporada, mas os produtores ficaram muito impressionados com o seu talento, e resolveram transformá-lo em um dos personagens principais. O público agradeceu.

… que vários livros famosos foram mostrados durante a série?

Entre os muitos temos: A Bíblia, Carrie, a Estranha, Os Irmãos Karazamov, O Senhor das Moscas, A Invenção de Morel, Riso no Escuro, The Survivor of the Chancellor, Valis, Rainbow Six e Ratos e Homens.

… que a sequência numérica da série é encontrada em várias outras produções?

Os números 4, 8, 15 e 23 aparecem nos filme De Volta Para o Futuro. O número do telefone da namorada de Marty, Jennifer, é 555-4823. E Dr. Brown pede para se encontrar com Marty no estacionamento às 1:15. Já o número 42 foi confirmado ser uma referência ao livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, do escritor Douglas Adams, na história 42 seria a resposta para a grande pergunta sobre a vida, o universo e tudo mais; Nada foi dito sobre o número 23 ou o 16.

… que alguns dos atores da série fazem aniversário na mesma data?

Henry Ian Cusick (Desmond) e L. Scott Caldwell (Rose) fazem aniversário no dia 17 de Abril. Michael Emerson (Ben) faz aniversário no mesmo dia que Mira Furlan (Russeau) no dia 7 de Setembro.

… que Josh Holloway recusou trabalhar em X-Men 3?

O papel de Gambit, que supostamente estaria no último filme da trilogia dos X-Men, foi oferecido para Josh Holloway, devido a incrível semelhança do ator com o personagens dos quadrinhos, mas ele não quis aceitar o papel por ser muito semelhante ao seu personagem em Lost.

… que as drogas consumidas na série eram açúcar?

O produto usado era açúcar amarelo. O maior “consumidor” dele foi o Charlie.

… que no roteiro original os personagens eram bem mais velhos?

A média de idade dos personagens deveria ter sido superior a 45 anos. Contudo, durante a escolha dos atores, foram necessárias mudanças quanto à faixa etária.

… que há uma referência aos Beatles na série?

No ombro de Charlie estava tatuada a frase Living is easy with eyes closed, que faz parte da letra da música “Strawberry Fields Forever”.

(Fonte: Paula Martins e Série Maniacos)
Anúncios
Esse post foi publicado em Lost e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Matando a saudade com algumas curiosidades de Lost

  1. Rafael disse:

    aaaah, bateu aquela saudade.
    Foi uma série realmente incrivel!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s